11/02/2020

Covid-19: A nova doença do coronavírus ganha um nome oficial

Com informações da New Scientist

Nome da doença do novo coronavírus

Agora há um nome oficial para a doença causada pelo novo coronavírus, que já matou mais de 1.000 pessoas até agora: Covid-19.

O nome é uma abreviatura para a expressão em inglês equivalente a "doença de coronavírus 2019" (coronavirus disease 2019).

O vírus propriamente dito ficou conhecido como 2019-nCoV, e agora chama-se SARS-CoV-2. Ele também tem sido chamado de "novo coronavírus", "coronavírus 2019" e, na mídia, ele é cada vez mais chamado simplesmente de "o coronavírus", embora haja inúmeros outros coronavírus.

As orientações técnicas da OMS (Organização Mundial da Saúde) definem como portadora de Covid-10 uma "pessoa com confirmação laboratorial da infecção por SARS-CoV-2, independentemente de sinais e sintomas clínicos".

"Tivemos que encontrar um nome que não se referisse a uma localização geográfica, um animal, um indivíduo ou grupo de pessoas, e que também seja pronunciável e relacionado à doença.

"Ter um nome é importante para impedir o uso de outros nomes que possam ser imprecisos ou estigmatizantes. Ele também nos dá um formato padrão a ser usado para futuros surtos de coronavírus," disse o comunicado da OMS.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Epidemias

Vírus

Infecções

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2019 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.